ONG “enforca” manifestante em protesto durante inauguração de nova sede da Embrapa


Fonte: Blog do Paulo Nunes

Ativistas da ONG Estruturação – Grupo LGBT de Brasília fazem protesto contra a violação dos direitos humanos pelo Irã durante a cerimônia de inauguração do Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação. Os manifestantes simularam o enforcamento de um homossexual, em alusão às execuções de LGBTs no Irã. A manifestação faz parte da campanha “Lula, lá não!” que a ONG promove contra a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã.

A viagem do presidente brasileiro está programada para o próximo dia 15 de maio. O grupo planeja um conjunto de ações para mobilizar os brasileiros contra o fortalecimento de relações com o país liderado por Mahmoud Ahmadinejad. “O direito humano básico, que é o direito a vida é violado diariamente no Irã e não podemos deixar isso passar despercebido”, adverte o presidente da ONG Estruturação, Julio Cardia. O presidente Lula estava presente no evento e não se emitiu opinião sobre a manifestação.

Movimento – Por meio do site www.lulalanao.com a ONG colhe assinaturas da população brasileira que não aprova esse encontro. “Mesmo que nosso Presidente vá ao Irã queremos que ele saiba que parte dos LGBTs do Brasil não são favoráveis a essa visita” completa Cardia.

O ato terminará na sexta-feira, 14 de maio, com a entrega para a Presidência da República de um relatório confeccionado pelos representantes do movimento com toda a mobilização social feita e com a assinatura dos brasileiros que não concordam a posição do governo.

Irã – O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, é figura polêmica no que diz respeito a direitos humanos. Já declarou que em seu país não existem homossexuais, que nunca houve Holocausto e que pretende “varrer Israel do mapa”. Além disso, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou recentemente que o Irã representa um risco para o mundo por causa de seu programa nuclear.

Serviço – A articulação das ações está sendo coordenada pelo Estruturação – Grupo LGBT de Brasília -organização não governamental que atua há mais de 15 anos na construção da cidadania de LGBTs em Brasília e tem o apoio de diversos segmentos que também possuem seus direitos violados diariamente no Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário