Aja com um gay como agiria com um hétero



No jornal A Gazeta, todo domingo sai um encarte denominado Revista AG com variedades. Nele há uma coluna escrita pela cerimonialista Luciana Almeida chamada Etiqueta.
No último domingo (14/02/2010) ela falou sobre etiqueta homossexual. Abaixo, as perguntas e as repostas. Gostei da maioria delas. E vocês?

Numa festa, há um casal gay se beijando. Fica chato pedir para que eles sejam mais discretos?
Se eles estiverem se beijando sem grandes arroubos e o ambiente da festa for adulto, deixe os pombinhos em paz. Agora, se eles estiverem se atracando de modo inconveniente, pode pedir para que eles maneirem, do mesmo modo que faria com um casal hétero. Arroubos amorosos devem acontecer entre quatro paredes, na intimidade e sem testemunhas oculares.

Ao percebem que uma amiga “desavisada” está namorando um gay, devo avisar?
Nem pense nisso. Fique sossegada que logo, logo ela vai perceber que tem alguma coisa esquisita nesse namoro. Não vá você pagar esse mico. E tem mais: de repente, pode até dar certo. Tem tanto mistério nesse mundo...

Minha família é muito conservadora. Como convidar o namorado do meu irmão para uma festa familiar?
Vá sondando o terreno. Vá checando as posições das avós, tios e primos sobre o mundo homossexual antes de colocar o namorado do seu irmão na sala com eles. Pode ser um desastre que vai machucar a família e os sentimentos do rapaz. Se a família for contra a idéia, não leve. Dê um tempo para que eles se acostumem com o fato. Deixe para a próxima. Ou para o próximo encontro.

Como me dirigir a um transexual: ele ou ela?
Chame pelo gênero que a aparência indicar. Ele ou ela lutaram tanto para merecê-la!

Como faço para pedir uma cama de casal num hotel se estiver com alguém do mesmo sexo?
Pedindo. Você tem todo direito, como hóspede pagante, de escolher as comodidades que preferir. Faça o pedido com toda naturalidade.

Sou mulher e tenho uma namorada que minha família insiste em fingir que é apenas uma amiga. O que eu faço quando chego com ela a uma festa de família e me perguntam quando eu vou me casar (com um homem)?
Se você não for clara com seus familiares, vão preferir ficar fingindo que não sabem, ou ficar na provocação. A solução é abrir o jogo ou então agüentar o tranco. Você é quem sabe o que é mais chato ou difícil para você e para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário