Igrejas debatem intolerância em Vitória


Seria um pequeno passo para mundança de atitudes de grandes consequencias?


Fonte: Jornal A Gazeta 07/08/2009

Evangélicos, católicos, messiânicos, kardecistas, judeus, budistas, além de representantes da Umbanda e do Candomblé vão estar reunidos em Vitória, no próximo sábado, para discutir formas de enfrentar um problema quase tão antigo quanto a fé do homem: a intolerância religiosa.

Promovido pela Prefeitura de Vitória, o evento também quer incentivar o diálogo entre as diversas religiões que existem na cidade, tarefa nada fácil, mesmo em tempos em que a busca pela religiosidade é percebida em todas as classes e grupos sociais.

Para o primeiro seminário que vai discutir esse assunto, a prefeitura fez vários convites, mas não terá a participação de várias igrejas, como explica a gerente de Política de Raça, Nelma Monteiro. "Não teremos representantes de igrejas neopentecostais, que não responderam aos convites. Mas esse é um primeiro momento. O importante é iniciarmos o debate", afirma.

Esse é um sinal, segundo o professor de Teologia da Faculdade Unida de Vitória, Júlio Zabatiero, que também é palestrante do evento, de como a intolerância é mais simbólica do que física nos dias de hoje, e de que ainda é preciso evoluir muito nessa área. "Há um preconceito em relação a esse debate, o que também é um sinal de imaturidade de algumas religiões. Participar ativamente do exercício da democracia é muito importante e é um sinal de solidariedade, de compaixão, princípios comuns do religioso", contextualiza o professor.

Participe!
I Seminário Intolerância Religiosa em Debate: Desafios e Superações: além do debate com representantes de 10 religiões, haverá palestras com o professor de Teologia da Faculdade Unida de Vitória Júlio Zabatiero e com o secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas do Rio de Janeiro (CEAP-RJ), Ivanir dos Santos

Quando: no próximo sábado, a partir das 14 horas
Onde: no auditório da Casa do cidadão, em maruípe, Vitória
Inscrições: gratuitas, podem ser feitas pelos telefones 3382-6699 e 3382-6697, pela internet, no site da Prefeitura de Vitória (www.vitoria.es.gov.br) ou no local do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário